Sobre Nós


O Clube de Astronomia funcionará semanalmente, segundo uma estrtutura que assenta essencialmente em quatro tipo de atividades:

  • Teóricas
  • Oficinais
  • Informática
  • Observação

Nas aulas teóricas, os intervenientes têm a possibilidade de aprender conceitos não abordados no programa curricular do 7º Ano de escolaridade, assim como, reforçar os conteúdos já aprendidos ou a aprender.

Nas aulas oficinais, os intervenientes têm a possibilidade de criar instrumentos para observação, tais como, planisférios, mapas, astrolábios, entre outros.

Nas aulas de informática os alunos aprendem a manusear programas de cariz astronómico (SalsaJ, Stellarium, Cybersky; HRCalc).

Nas aulas de observação, os intervenientes consolidam os conhecimentos aprendidos nas aulas teóricas, com os instrumentos desenvolvidos nas aulas práticas, e promovem a astronomia junto dos colegas, pais, escolas do concelho e outras associações/escolas.


Funcionamento do Clube

O clube funcionará com o máximo de 6 alunos e no mínimo com dois. 

No decorrer do ano, serão canalizadas algumas aulas para promover atividades junto dos alunos do primeiro ciclo (neste primeiro ano, apenas o centro educativo).

Destinatários

O Clube funcionará num bloco de 50 minutos por semana e especificamente para alunos do ensino básico e secundário. 

Será sempre dada preferência aos alunos mais velhos e das áreas das ciências exatas. Tais razões prendem-se com a especificidade dos conteúdos a abordar bem como ao manuseamento dos aparelhos (instrumentos bastante caros e sensíveis aos choques).

Não serão admitidos alunos cuja inscrição não tenha ocorrido de forma voluntária.