Testemunhos

Catarina Ferreira

3 de janeiro de 2012

" O clube de Astronomia foi muito interessante. Aprendi muitas coisas novas e que nem fazia ideia de existirem. Apenas gostaria de fazer mais observações, mas sei que o tempo não o permite."

Joana Farrica

3 de janeiro de 2012

"Nunca tinha manuseado um telescópio.
Na última aula estivemos a observar ninhos e postes, para mais tarde conseguirmos observar a abóbada celeste. É engraçado como cada «peça» de um telescópio tem uma função, embora todas elas um pouco esquisitas! Gostei desta experiência e espero repeti-la."

Joana Bragança

28 de fevereiro de 2011

"Ontem, dia 28 de Fevereiro de 2011, no pátio da escola, medimos o diâmetro do Sol, utilizando apenas uma régua e duas cartolinas; uma com um pequeno buraco e outra com duas linhas paralelas.
A actividade não foi muito fácil, porque demorámos algum tempo a encontrar um sítio onde pudéssemos pôr o material.

Mesmo assim a aula foi muito gira e divertida, embora no princípio pensasse que era impossível medir o diâmetro do Sol apenas com duas cartolinas e uma régua."

Carmem Vale de Gato

12 de janeiro de 2010

O Clube de Astronomia neste primeiro período foi muito educativo. Achei bastante interessante a fotometria de estrelas com o programa SalsaJ. Penso que através do Clube de Astronomia qualquer um pode "despertar" o interesse pela Astronomia ou pela Física, porque envolve muita física.
Apenas tenho a referir um aspecto negativo (menos positivo) que foi não podermos fazer observações nocturnas devido às más condições climatéricas.
No Clube de Astronomia também fizemos um planisfério em que conseguimos saber em que dia do mês/ano, conseguimos observar diferentes constelações; Fizemos também a construção de um diagrama cor-magnitude com dados de um índice de cor fictícios disponibilizados pelo professor e recorrendo ao Microsoft EXCEL.
O professor João Perdigão também nos deu duas actividades em que "vamos" analisar estrelas para medir nas férias; posteriormente será discutidos os resultados obtidos por cada um de nós.